Se o seu negócio teve de fechar portas neste período de contenção do coronavírus, ou está a notar um decréscimo de faturação, saiba que existem várias possibilidades a explorar:
- Comece por rever todo o seu site e confirmar se continua a cumprir as boas práticas e novas tendências do E-Commerce. Veja também estas 6 dicas para melhorar o seu site e peça aos seus contactos próximos que o explorem, simulem compras ou pedidos de informação e lhe enviem feedback sobre como melhorar essa experiência.
- Potencie as vendas ou aumente os pedidos de informação fazendo campanhas Online. Mesmo que os seus produtos ou serviços não sejam bens de primeira necessidade, existe uma forte probabilidade de conseguir manter o rendimento. Lembre-se que nem tudo parou e os projetos, sonhos e tarefas continuam pendentes. Veja aqui em que redes sociais ou plataformas deve anunciar o seu negócio.
- Se ainda não criou uma newsletter para comunicar com os seus clientes, agora é o momento. O Email ainda constitui um ótimo canal de comunicação. Para além de gratuito (até 1000/2000 contactos dependendo da plataforma), tem uma comunicação direta e previamente aprovada pelo subscritor. Existem várias ferramentas como Mailchimp; E-Goi; Malify, que lhe permitem criar newsletters automáticas, como as de boas-vindas ou oferta de um voucher para primeira compra.
- Mime os seus clientes oferecendo serviços especiais como entregas gratuitas, ofertas adicionais ou simplesmente um acompanhamento próximo. Foque-se no fator diferenciador do seu negócio e o seu principal propósito. Como quer e porque quer oferecer o melhor serviço aos seus clientes neste período de quarentena?
- Crie um questionário de satisfação a ser enviado para cada cliente após cada compra ou serviço realizado. Vai permitir-lhe estar atento às necessidades e problemas encontrados pelos seus clientes.
- Invista em SEO – Existem vários trabalhos de backoffice que devem ser feitos, para que o seu site seja mais facilmente encontrado no Google. As ferramentas de SEO vão dotar o seu site de maior relevância, para que apareça o mais acima possível no Google.
- Faça pesquisas do tipo de conteúdo que pode comunicar nas redes sociais do seu negócio. Se não tiver uma agência a trabalhar o seu negócio, crie você mesmo alguns posts para os dias/semanas seguintes. Agende-os em ferramentas como Hootsuite ou Buffer que permitem partilhar e agendar a mesma informação em diversas redes, incluindo o Instagram.
- Explore os cursos Gratuitos do Google, que lhe ensinam a ter uma perspetiva muito completa de como melhorar o seu negócio e estratégia Online.
- Organize assuntos pendentes, como melhoria da logística, pesquisa de novos fornecedores ou parceiros; ou até a expansão do negócio, seja nacional ou internacional.
Finalmente, lembre-se que o seu negócio segue Online e está preparado para enfrentar esta quarentena. Do nosso lado, estamos a um ecrã de distância e prontos para o ajudar a implementar o seu plano.
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