Com o início do plano de desconfinamento, muitos espaços como o comércio tradicional, serviços de natureza pessoal e restaurantes têm agora permissão para reabrir. Se está a pensar reabrir o seu estabelecimento e retomar atividade com o fim do estado de emergência, tenha em conta os seguintes aspetos:
- Faça do seu estabelecimento um destino seguro para os seus clientes. O fim da quarentena não significa que os cuidados devem ser dispensados. As normas de distanciamento, controlo de acessos e ventilação do local devem ser mantidas. Veja quais as orientações especificas disponibilizadas pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal no guia de Boas práticas para os setores do comércio e serviços.
- Continue a investir na sua presença digital. Os canais digitais vão continuar a ter um papel importante no contacto e relação com os seus clientes após a quarentena. Utilize as suas plataformas digitais para manter os clientes informados das medidas que está a tomar, aumentando, assim, a segurança e confiança. O website e redes sociais podem ser, ainda, uma ajuda à gestão de controlo de visitas através de marcações online. Fale connosco se pretende ajuda para melhorar esta comunicação.
- Continue a investir nas vendas online. Mesmo com a reabertura do seu estabelecimento, é provável que os seus clientes continuem a preferir fazer compras online para se resguardarem. Esteja atento às tendências de E-Commerce, para garantir que o seu website é capaz de dar uma boa resposta aos seus clientes. Adicionalmente, poderá criar campanhas segmentadas para atingir os seus objetivos, com anúncios altamente personalizados. Saiba em que plataformas e redes sociais deve anunciar o seu negócio.
- Comunique e reparta tarefas com os seus funcionários. Gerir a reabertura de um estabelecimento na situação atual é, por si só, um desafio. Mantenha os seus funcionários informados das medidas que pretende implementar, para garantir um melhor atendimento e funcionamento do negócio. Delegue ao máximo, para se focar nas novas oportunidades de negócio que esta nova fase apresenta.
- Esteja atento ao seu redor. À semelhança do seu, muitos outros estabelecimentos vão reabrir. Preste atenção aos procedimentos de atendimento adotados pelos outros estabelecimentos, pois é provável que os clientes locais estejam dispostos a frequentar espaços nas mesmas condições. Deste modo, poderá obter novas ideias de como tirar o maior proveito do seu produto ou serviço, e poderá, ainda, estabelecer parcerias valiosas. Para além disto, existem municípios com projetos de apoio ao comércio tradicional. Informe-se junto da sua Junta de Freguesia.
É importante entender que o fim do confinamento não significa uma retoma à normalidade, mas sim a uma nova realidade. Os negócios terão de se adaptar às circunstâncias atuais, enquanto procuram novas formas de responder ao mercado.
Se precisar de ajuda para implementar alguma medida online, ou apenas receber aconselhamento sobre a sua estratégia digital, fale connosco, estamos a um ecrã de distância.
Para receber conteúdo como este diretamente no seu email subscreva a nossa newsletter.