Para se manter forte no E-Commerce é essencial estar atento às novidades. Tome nota destas tendências:
Otimização para Mobile
Com a crescente aquisição de smartphones e maior facilidade de compras online, torna-se importante otimizar a sua plataforma para mobile. O seu site precisa ser responsive (adaptado para o ecrã do mobile) e rápido para atrair e reter clientes. Caso contrário abandonam o seu site antes de fazer qualquer ação.
Chatbots e Live chats
Usar chatbots (ou seja, robôs por chat), para ajudar o utilizador e resolver questões recorrentes, vai poupar-lhe tempo e dinheiro e garantir que o seu cliente obtém a resposta na hora, sem ter de ir ler a página das FAQs. Esta funcionalidade permite-lhe diminuir a taxa de desistências. Pode optar por uma opção mista em que inicia com um bot automático e caso nenhuma das perguntas/respostas se ajustem à necessidade passar a uma conversa directa.
Melhoria na logística de entrega
O crescente volume de entregas impõe uma maior necessidade de melhoria de serviços. Assim, é importante alargar os pontos de recolha de encomendas, melhorar a rapidez de entrega e diminuir os custos de envio, se possível tendo em atenção processos ecológicos e sustentáveis, como a utilização de transportes eléctricos e embalagens biodegradáveis/reutilizadas. Saiba também que a taxa de carrinhos abandonados continua a ser determinado, em mais de 50% dos casos, por fatores como o preço final do produto, o custo dos portes, e com os tempos e opções de entrega que são disponibilizadas.
Preços Dinâmicos
Os preços dinâmicos são uma excelente estratégia para garantir a saúde de um negócio. Empresas como Uber aumentam os preços quando existem poucos motoristas disponíveis no momento. Para além disso ajuda a cativar a partipação dos motoristas para gerir o aumento dos pedidos.
Uso de vídeos
O uso de vídeos para comunicar já não é uma tendência e sim uma regra. Em 2021, a grande tendência é levar os vídeos em grande escala ao sector das compras. Ao invés de ter uma descrição detalhada do produto, nada melhor que ter um vídeo explicativo sobre o mesmo, retirando todas as dúvidas e aumentando a confiança no produto.
Automatização
A gestão da sua loja online deve ser o mais automática possível, para que a atualização de stocks e informação sobre os clientes seja processada de forma rápida e autónoma da sua ação. Assim, poupa tempo e dinheiro e pode dedicar-se a criar novas estratégias de negócio.
Pesquisa por Voz
Sabia que nos Estados Unidos, o voice commerce, ou voice shopping, é o canal de vendas que mais cresce? Lá é possível fazer compras utilizando assistentes de voz, como a Alexa, da Amazon, e em breve será uma realidade no nosso país. Até lá podemos otimizar a forma como descrevemos os produtos e serviços dos sites, pois textos muito formais e técnicos tendem a cair no esquecimento. Uma linguagem mais coloquial e acessível será cada vez mais necessária para ir ao encontro das pesquisas por voz.
Se necessitar de ajudar para implementar alguma destas táticas, fale connosco, estamos a um ecrã de distância.
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